Emiliano

Notícias

00:00 | 22 de Janeiro de 2012

Em Candeias, PCdoB antecipa-se e apóia pré-candidatura de Carlos Martins (PT)

"Candeias tem jeito, Carlos Martins prefeito", este foi o mote mais citado durante o ato político realizado ontem, sábado (21) à noite, em Candeias, de apoio à pré-candidatura de Carlos Martins, atual Secretário da Fazenda do Governo Wagner.  À mesa, além do presidente municipal do PCdoB, professor Gilberto no comando, estavam presentes três deputados estaduais, dois deputados federais, a prefeita de São Sebastião do Passé (Região Metropolitana), Tânia Portugal, o vice-prefeito Loteba, que rachou com a atual administração de Candeias, vereadores, líderes políticos. Na plateia, uma animada militância de comunistas e petistas. Candeias é o berço do petróleo na Bahia, com muita miséria e um orçamento de R$ 200 milhões que ninguém sabe para onde vai.


Todos citavam os avanços dos governos Lula, Dilma e Wagner na Bahia. Bira Coroa (PT), Álvaro Gomes (PCdoB) e Maria Del Carmen (PT) – esta, com a mensagem de apoio do deputado federal e pré-candidato em Salvador, Nelson Pelegrino. A deputada federal Alice Portugal, com seu discurso incendiário e lógica perfeita, citou os 30 milhões de brasileiros tirados da miséria  outros 50 milhões levados à classe média, com evidências de melhorias de vida. “Entretanto, a obra democrática não está concluída, porque na ponta, em muitas prefeituras prevalecem gestões corruptas que não acompanham os avanços dos governos federal e estadual. Esta é nossa vez, a oportunidade do povo de Candeias com Carlos Martins prefeito”.

O deputado federal Emiliano José (PT) politizou os discursos ao se referir à luta do PCdoB e da Ação Popular contra a ditadura militar, partidos revolucionários co-irmãos. E depois a importância do PCdo B e do Partido dos Trabalhadores na construção da democracia brasileira. O deputado Emiliano José era sempre citado como o exemplo do parlamentar comprometido com as lutas populares, testemunha pessoal do sacrifício de toda uma geração, com mortos, desaparecidos e prisões políticas.

O pré-candidato a prefeito de Candeias, Carlos Martins, filho de Candeias, dirigente histórico do Sindicato dos Petroquímicos, ex-titular da Delegacia Regional do Trabalho na Bahia, responsável pela transparência nas contas do Governo Wagner à frente da Secretaria da Fazenda, estava feliz. E não era para menos. Apesar do apoio escancarado do governador Jaques Wagner, vai enfrentar uma máfia poderosa, acostumada a comprar votos e políticos. Afinal, não é fácil fazer desaparecer R$ 200 milhões de um orçamento municipal.

Fui a Candeias a convite do deputado federal Emiliano José (PT)e do coordenador de seu Escritório Político em Salvador, Adolpho Loyola. Não me disseram que eu seria o assessor de imprensa. Alguma coisa anotei em papeizinhos retirados da carteira com pequenas anotações.  O resto foi de memória, que me perdoem por qualquer omissão de nomes. Lá encontrei a colega jornalista Roberta Di Pierro fotografando o ato político. A Rádio Baiana e a mídia local deve ter muita importância em Candeias, foram citados com muita reverência pelo pré-candidato Carlos Martins.

Com informações do Blog Bahia de Fato.




Compartilhe:

Twitter Facebook Orkut
busca

Participe das redes sociais


Últimos Tweets

fotos de emiliano

Newsletter

newsletter

Cadastrar   Descadastrar